× ENTRAR CADASTRE-SE

Safra de Trigo em 2017 foi a pior em 10 anos, diz IBGE

A produção nacional de trigo somou 4,2 milhões de toneladas em 2017, 37,9% a menos que em 2016 e o mais baixo resultado em 10 anos, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de dezembro, divulgado nesta quinta, dia 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume é ainda 17,1% menor do que o estimado no levantamento de novembro. O rendimento médio diminuiu na mesma proporção, previsto em 2,2 mil quilos por hectare. “A chuva na colheita diminuiu um pouco a produção. Além disso, os produtores reduziram a área de cultivo com trigo. Ou não produzem nada, ou esperam o plantio da soja. Foi a menor produção de trigo dos últimos 10 anos”, ressaltou Carlos Alfredo Guedes, analista da Coordenação de Agropecuária do IBGE. “Isso pode trazer problemas. A gente já é grande importador de trigo, importa muito da Argentina, e pode ter de importar mais trigo este ano para abastecer o mercado. Foi basicamente uma questão climática, mas tem a questão de preço também. Os produtores estão reduzindo a área plantada de trigo, os preços não estão animadores, é uma cultura de risco”, completou.

Para a aveia, a produção estimada para 2017 é de 609,1 mil toneladas, retração de 30,2% em relação à projeção do mês anterior. Quanto à cevada, a safra deve alcançar 286,4 mil toneladas, redução de 24,0% em relação a novembro. O rendimento médio caiu 25,9%, embora a área colhida tenha avançado 2,5%.

Segundo o IBGE, os cereais de inverno vêm apresentando repetidas quebras de safra em decorrência de problemas climáticos nos últimos anos. Entre os contratempos estão escassez de chuvas durante o plantio e início do período vegetativo das lavouras, geadas fora de época e excesso de chuvas no final do ciclo no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Através da CBC você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.

Conteúdo produzido pelo Canal Rural – www.canalrural.com.br. Acesse e fique por dentro das últimas notícias do agronegócio.